Monitorando sua rede com "The Dude"

Introdução

Olá pessoal! Depois de um longo hiato, estou de volta. Tentei deslocar o blog para outro endereço, mas não deu certo. Lentidão e instabilidade me fizeram abandonar o novo endereço.

Na empresa que trabalho estou montando um provedor WISP (Wireless Internet Service Provider), e estou tendo que fazer todas aquelas coisas maravilhosas, como monitoramento, analise de tráfego e etc.

Em outros lugares, já trabalhei com o Nagios, e sempre estive muito satisfeito com ele, seja pela performance, seja pela eficiência. Mas desta vez optei a começar o monitoramento pelo “The Dude“.

Mas você deve estar se perguntando, o que é este tal de “The Dude” (das próximas vezes vou me referir a ele somente como Dude, para facilitar).? É um software que roda em plataforma Windows, ou no Linux via Wine, e server para montarmos um mapa da rede, adicionando assim monitoramento de hosts, links, avisos sonoros, visuais e por emails, etc. ele é bem completo, fácil de usar e configurar e a versão estável funciona muito bem. Bem vamos ver agora suas características positivas e negativas:

Ponto Positivos

  • Facilidade de instalação
  • Facilidade de configuração das redes
  • Leitura prática e gráfica da rede
  • Monitoramento de links e equipamentos via snmp ou routeros com gráficos
  • Possibildade de configurar alertas, visuais, sonoros e por email
  • Possibilidade de montar uma máquina remota e acessá-la

Ponto Negativos

  • Alto consumo de CPU
  • Alto consumo de banda em certos momentos, como ao começar a transferir dados de um servidor remoto.
  • Instabilidades na versão Beta
  • Interface um pouco confusa

Download

Mas vamos a parte boa, a configuração do sistema. Primeiro vamos pegar o instalador. Você pode acessar a página do Mikrotik, ou pegar direto nos link abaixo:

Link Principal Mirror
The Dude v2.2
The Dude v3.0b7 (Beta)

Instalação

1. Com o Instalador na mão, vamos colocá-lo para funcionar. Dê um duplo clique no ícone para executar o arquivo;

The_Dude_02

2. Isto fará aparecer a seguinte tela;

The_Dude_03

3. Você pode instalar tudo padrão… não tem muita personalização. veja as telas abaixo;

The_Dude_04

The_Dude_05

The_Dude_06

The_Dude_07

The_Dude_08

4. Com isso concluímos a instalação do “The Dude“! Passemos agora a configuração.

Configuração

The_Dude_09A configuração do “The Dude” é muito simples. Quando você o roda a primeira vez ele já conecta com o servidor local e dá a possibilidade de vasculhar a rede que estiver configurada a máquina. Você pode checar isso pelo ícone em forma de raio no canto superior esquerdo. Se quiser se conectar em um servidor remoto, é so alterar o servidor na aba “Server” do meu “Settings”. Ali nas configurações você ainda pode configurar servidores DNS para uso pelo “The Dude“, servidores de email para as notificações, perfis para acesso de dados via SNMP, o intervalo de prospecão dos serviços, acesso remoto via web, e configurações visuais diversas.

Quando o “The Dude” é iniciado pela primeira vez, ele nos mostra um dialogo para começarmos a montar um mapa da rede local. A janela de diálogo pode ser vista abaixo:

The_Dude_17

The_Dude_18

Como você pode ver, ele dá a opção de vasculha a rede na qual a máquina está sendo utilizada, uma “Black List” do que não procurar, a forma dele procurar os nomes dos hosts e a forma de procura. Lá no final ele ainda dá a opção de montar o mapa sozinho após terminar a procura dos hosts. Você pode verificar que existem abas nas quais você pode escolher os serviços as serem descobertos, o tipo do equipamento e na aba “Avançado” você pode definir opções em relação a forma como o mapa será estruturado.

Mas se você não gosta de moleza, pode fazer todo o trabalho de configuração sozinho, utilizando o sinal de mais na parte superior da área de trabalho do aplicativo, como você pode ver abaixo. Ali você pode esolher entre configurar um dispositivo, uma rede, um outro mapa ligado a este que aparece para você, e o link de acesso. Você pode ver que o link muda de cor de acordo com o consumo de banda em relação a capacidade do link. Se você utilizar todo o link ele ficará vermelhoComo aparece abaixo:

The_Dude_20

Mas como configurar os links no “The Dude“? Bem, quando você clicar em adicionar e escolher o item “Link”, será necessário desenhar a linha do link entre dois pontos. Com isto aparecerá uma tela como a que será mostrada abaixo.

The_Dude_12

Você poderá escolher um dos equipamentos que estão nas pontas do link. Após esta escolha, será necessário optar pela forma de monitoramento, que podem ser:

  • simple (sem monitoramento nenhum);
  • snmp
  • routeros

A diferença entre o snmp e o routeros na prática não existe. Apenas no aspecto técnico que é diferente, um usando o protocolo SNMP e o outro uma forma proprietária via o Mirotik RouterOS.

Será necessário escolher também a interface e a velocidade desta interface. No exemplo é um link de 512Kb. E a última opção é a forma como será apresentada graficamente o link no mapa. O “wireless” por exemplo é em forma de raio. O “fast ethernet” é mais espesso que o “ethernet”, etc. Abaixo é mostrado como ficaria um mapa simple, ligando o Roteador com o Gateway da rede e os Access Points.

The_Dude_13

Como você pode ver, se o link está no limite, o link fica vermelho. Se está abaixo de 50% ele fica preto. Quando o equipamento é um mikrotik, ele apresenta a carga da CPU e da Memória. Se o link é wireless, ele informa

Acrescendando o suporte ao snmp ou ao routeros, o “The Dude” realiza um histórico do link, exatamente como o clássico MRTG. Isto pode ser visto abaixo.

The_Dude_15

Como no MRTG, existe gráficos por hora, semana, mês e ano. Isto é extremamente importante para indentificarmos gargalos associados a horários, por exemplo. É uma forma de monitorar também se o provedor do teu link está cumprindo o que promete ou não.

Tradução

Tem um camarada O Magal fez uma tradução muito legal da interface do “The Dude“, e postou no forum do Under-Linux.org. Vejam sobre o trabalho del aqui. Você pode baixar o arquivo original nestepost do forum – Tradução Mikrotik, ou neste mirror.

Para instalar a tradução, abaixe este arquivo, renomeie como strings.txt, e copie para dentro da pasta de instalação do “The Dude“.

Conclusão

Bem, é isto! Como você pode perceber, instalar e configurar o “The Dude“, é muito fácil. É uma forma de se implementar um monitoramento, se você já possui uma máquina rodando Windows, não quer pagar licensa e ter um monitoramento prático, flexível e robusto.

Se você tiver alguma dúvida ou quiser algum esclarecimento específico, sinta-se a vontade de entra em contato comigo. Pode ser via email, ou por meio dos comentários, o que me deixaria muito feliz. :D

Logo estarei postando sobre como instalar o “The Dude” no Linux.

Adendo I – Mandando Emails (26/10/2008)

Tenho recebido muitas reclamações nos comentários se referindo a dificuldade de se mandar emails pelo “The Dude“. Bem, eu resolvi testar este fim de semana o sistema de envio de emails, e posso afirmá-los que tudo funciona de forma correta no “The Dude“. Abaixo está uma imagem de como configurar a noteificação:

Notificações por email

Notificações por email

Como podem ver, é muito pouca coisa que vocês devem configurar. Em primeiro lugar, devem ter um servidor configurado para mandar emails. De preferência um com FQDN válido e DNS reverso configurado, pois senão alguns servidores como os do Terra. Tenham o cuidado de escolher um servidor que não peça autenticação para mandar emails via SMTP, pois essa versão do “The Dude” ainda não dá suporte a este tipo de serviço.

Basta clicar em ADD, escolher o tipo do serviço (email), e configurar o sevidor e o email para onde será mandado. Fiz o teste aqui e está OK! Configurei um servidor interno da rede apenas para mandar notificações, é um POSTFIX bem simplezinho e não possue um nome FQDN válido. Mas o Gmail não bloqueia emails deste tipo, ainda, mas por enquanto funciona.

Portanto se não está funcionando para vocês, chequem as portas do firewall, e se o servidor aceita conexões além da localhost.

Technorati Marcas: ,,,,,

About these ads

149 Comentários on “Monitorando sua rede com "The Dude"”

  1. David Marcony disse:

    Excelente matéria!! Parabéns!!

  2. Alexandre disse:

    Belo software e excelente matéria.
    Vou instalar em minha rede.

  3. Magal disse:

    Muito boa, parabéns

  4. Obrigado pessoal! Se virem alguma incongruência, ou tiver sugestões em relação ao artigo, mandem para mim.
    Este retorno de vocês faz toda a diferença!

    • Bom dia Luciano, primeira mente parabens pela materia.

      estou com um probleminha e talvez voce possa me ajudar.

      trabalho em um provedor de internet, e gostaria de um log no dude que me mostrasse o IP da maquina que acessou certo equipamento pelo The Dude.

      estou tendo problemas com tecnicos mexendo sem saber…..e assim eu os identificaria!
      procurei dentro do proprio dude e nao achei nada.

      des de ja agradeço Luciano

  5. Jean disse:

    Parabens muito bom estava procurando informaçoes em portugues do programa. Estou esperando anciosamente a tradução da instalção no linux inclusive com tela de monitoramento em outra maquina como no windows por ex.

  6. Valeu Jean! Bem, estou fazendo um curso em São paulo esta semana, por isso só vou postar o artigo do Linux semana que vem. Se quiser, tem um artigo em inglês no Wiki da Mikrotik.

  7. Luis Afonso disse:

    Bom no seu tutorial, você mostra como obter a topologia da rede dentro dela, mais ai esta minha duvida, eu tenho o mk com ip valido e alguns rádios que fazem ap’s também ligados por uma bridge ao mk, eu acesso os mks de outro ip, como fazer para monitorar esses rádios, e os assinantes que estão conectados ao mk?

  8. Jefferson disse:

    Cara estou montando um provedor com mikrotik
    mais ainda nao tenho certeza doque sistema instalar no servidor, algumas pessoas me falaram pra usar o suse server e outras windows ja que para o gerenciamente do mikrotik vou usar o winbox.
    Então qual seria a melhor sistema para usar no servidor
    e como configurar ja que vou usar o winbox para gerenciamento do mikrotik..
    obrigado.

  9. Nelson Antunes disse:

    Luciano, instalei o Dude em meu PC para monitorar uma rede composta por mais dois notes e um router ADSL da Trellis (Speedy Business de 1.5 M). Após “vasculhar” a rede local e montá-la, simplesmente ninguem mais conseguia conexão com a internet….Será devido ao alto volume de tráfego no monitoramento? Eu precisei ressetar o modem e o router e desconectar o Dude para resolver o problema.

  10. Olá Nelson!

    Cara… existe lógico um tráfego, mas ele é pequeno… de 100k – 150k, e o pico se dá ao abrir o programa. Você pode acompanhar pela barra de status embaixo.

    Provavelmente o problema é outro…

  11. Jorge disse:

    Luciano, parabéns pelo material.
    Tenho duas dúvidas:
    1) ele monitora servidores MS Exchange?
    2) ele pode enviar alertas para e-mails via POP3?

    No mais, parabéns novamente!

    Abraços.

  12. Olá Jorge!

    Bem eu coloquei ele para monitorar os meus servidores de email sim. Ele pode ter outro serviços sendo configurados, portas específicas e etc.
    Sobre mandar avisos, tem sim. Vá na parte de configuração que é possível criar o aviso via email.
    Depois você terá que especificar os serviços que quer monitorar via email.
    Nesta parte pelo menos o Nagios é infinitamente mais fácil de configurar…

  13. Phillipe disse:

    Caro Amigo, parabens pelo post, mas tenho uma duvida, se eu tenho minha rede em roteadores, teria como fazer o dude “enchergar” outro mikrotik atraz de uma rota ?

    ex: MK 01 – MK 02 – MK 03… tendo o dude rodando no mk01, ele monitora o mk 03 ? que esta a duas rotas depois dele ?

  14. Tem sim… eu monitoro minha rede inteira. Basta criar o roteamento apropriado!

  15. marcos disse:

    Caro Luciano!!!
    Tem como instalar o Dude em um servidor Linux Suse 10?
    grato pela atenção!!

  16. Tem sim, basta você usar o WINE!

    Estou preparando um artigo sobre como rodar o winbox e o the dude via linux, mas o tempo anda escasso.

    Um abraço!

  17. robson disse:

    amigo quando instalo o dude em um pc da rede surgem vários logs no MK, isso é normal? afeta o webproxy?

  18. Qual tipo de log? E não, não afeta o webproxy.

  19. robson disse:

    Os logs são todos assim so que com IP diferente
    web-proxy debug 192.168.3.253 TCP_MISS/503 294 HEAD http://192.168.2.1/ – / NONE/- text/html

    são vários e um pra cada IP da minha rede, só queria ter certeza que isso não afeta o desempenho da rede. obrigado

  20. robson disse:

    cara eu sei que o dude é uma ferramenta espetacular, mais ainda tem pouca coisa sobre ele na internet, estou tendo dificuldades que parecem ser bobas, por exemplo, quando mando escaniar a rede ele não enxerga alguns pcs que estão ligados, e os que estão depois do radio que recebe sinal do mk não aparecem nem a pau. o que faço amigo?

  21. Fala pessoal!

    Bem vamos lá, sobre os logs, são logs normais. E pelo visto seu proxy está funcionando de forma correta. É claro que existe uma carga sobre CPU e Memória, mas é normal. Vale a pena em compensação a quantidade de banda que você salva.

    Sobre IPs que não aparecem na sua rede, verifique se o firewall deles não está bloqueando o ping. E os IPs que ficam depois do rádio não aparecem, pois você tem que colocar uma rota para estes IPs no seu rádio. Isso não é muito complicado, mas já exige um pouco mais de conhecimento de rede.

    Vamos supor que a sua rede local é 192.168.2.0/24, e a rede dos cliente (rádio) é 192.168.3.0/24. Então sua rede tem que ter uma regra para o rádio entender que o tráfego da 192.168.2.0/24 pode enxegar a rede 192.168.3.0/24. Vamos supor também que o IP do seu rádio é 192.168.2.254.

    Ficaria ± assim:
    add dst-address=192.168.3.0/24 prefsrc=192.168.2.0 gateway=192.168.3.254 scope=255 target-scope=10 comment=”Roteamento Clientes” disabled=no

  22. robson disse:

    Cara antes de mais nada Obrigado pelo esclarecimento sobre os logs, quanto aos clientes que não aparecem vou ser mais especifico minha rede wireless 192.168.2.0/24 IP do rádio 192.168.2.23 o rádio está em brige e o dhcp desativado, ou seja os pcs depois do rádio pegam IP com o MK que está com o DHCP aticado um ex: cliente 192.168.2.251 e já habilitei a opção para o ping em seu firewall, tenho que fazer a regra que vc escreveu acima? e como ela ficaria para o contesto de ips que descrevi? Obrigado Amigo, conhecimento é uma dadiva de Deus.

  23. Cara, então não é necessário rota estática! Provavelmente é o firewall do PC, ou do AP-cliente que está impedindo o serviço do ping de obter resposta.

  24. robson disse:

    Bom o AP está em Brige e o Firewall está desabilitado, no caso se eu coloco para o dude monitorar o PING ele não enxerga, mais o serviço HTTP ele enxerga, posso confiar num monitoramento só pelo HTTP, se o serviço estiver UP indica que o PC está em uso? Obrigado.

  25. Positivo… provavelmente existe sim uma retrição quanto ao ping. Você pode testar isso via console (terminal) da máquina que roda o Dude. Mas verificando pelo HTTP já dá para saber se está up ou não.

  26. milton disse:

    Boa tarde Luciano,

    Estou enfrentando uma verdadeira batalha para fazer o ‘The DUDE’ funcionar. Na realidade o que eu preciso é que ele envie as notificações por e-mail, mas meu servidor smtp exige autenticação e ele não conecta.
    Nas informações de log não aparecem informações sobre os procedimentos do smtp, mesmo assim programei um servidor dentro da rede sem autenticação somente para ele enviar as mensagens e ele continua dando erro de time out.
    De todas as ferramentas de monitoramento que testamos o DUDE foi o que mais se adequou à situação atual da rede, e se não conseguir resolver esse problema acredito que teremos que optar por outro software.

    Desde já agradeço a atenção.

  27. Cara… aqui funciona normal. Também faço dessa forma, um servidor interno não autenticado.

    Faz um teste:
    echo “Hello World” | mail -s “Teste de email” seu_endereço@suaempresa.com.br

    Um programa que é muito bom, e tem melhorado e muito a funcionalidade e facilidade é o Nagios.

  28. milton disse:

    Então meu amigo,

    Esse teste deveria rodar em WINXP?
    Pois o resultado foi comando invalido.

    Obrigado.

  29. Esse comando é para rodar no servidor do smtp, sem autenticação, se ele for Linux. É só rodar no console.

    Às vezes o email do yahoo faz o bloqueio deste tipo de email, mas no gmail vai normal!

  30. [...] do The Dude, e postou no forum do Under-Linux.org." Obs: Por acaso o camarada sou eu. Monitorando sua rede com "The Dude" [WISP]tik Guy __________________ Use CentOS. >>> [...]

  31. [...] Dude“, e postou no forum do Under-Linux.org ." Obs: Por acaso o camarada sou eu…. Monitorando sua rede com "The Dude" [WISP]tik Guy __________________ Use CentOS. >>> [...]

  32. milton disse:

    Boa tarde Luciano,

    É realmente estou acreditando que o problema está no dude mesmo.
    A situação é que eu configurei um outro free mailserver aqui e também criei contas internas pelo Outlook Express e elas funcionaram sem autenticação normalmente.
    Também coloquei um Sniffer na rede para verificar se os pacotes foram enviados e não saiu nenhum da maquina onde está o DUDE. Ele só troca os pacotes de monitoramento mesmo PING, SNMP, etc .
    Realmente é um excelente software mas sem os alertas por e-mail ele não cabe em nossa realidade da rede.
    Se tiver mais alguma idéia eu agradeço.

    P.S. : Ele até fala…

    Grato
    Milton.

  33. Leonardo disse:

    Caro amigo, seu post está de parabéns!!!

    Estou com uma dúvida, eu consigo com o Dude fazer o seguinte:
    Acessar remotamente meu mk, de qualquer lugar ?

    Pois eu quase não fico na mesma rede que o server, e a internet da minha casa é diferente da do mk.
    grande abraço

    Leonardo

  34. Juliana disse:

    Oi Luciano tudo bem?
    Legal sua matéria!! Ajuda bastante a galera!!
    Estou utilizando o Dude, porém com dificuldade para envio de e-mail. Verifiquei internamente e a questão não é nem a autenticação, o problema é que eu pingo de dentro da interface console mas não há comunicação quanto eu faço o teste depois de ter adicionado o alarme no notification. A resposta retorna como timeout.
    Será que você tem alguma dica para dar?
    Obrigada!
    Abs,

  35. Samuel disse:

    Otimo post….
    otimo programa…
    vim atras de maiores conhecimentos… e consegui muitos deles…
    mapeia a rede de forma automatica..
    tudo certo … porem alguns computadores ele pega todas informacoes e exibe varios status …outros nao …
    e estou redesenhando a rede de maneira organizada…
    os links nao oferecem interfaces … nenhuma opcao de escolha..?

    Grato
    Samuel

  36. Cara… se quiser monitorar os links e fazer um “wheather map”, tem que rodar snmp nas máquinas. E configurar depois no The Dude.

  37. Antonio Dias disse:

    Luciano, eu já vinha usando a ferramenta há algum tempo mas, definitivamente, após a sua matéria, alguns outros foram esclarecidos!! Uma dúvida que me resta, é sobre a licença! Na página consta como gratuito, mas isso vale pra empresas também!? Grato desde já…

  38. Olá Antônio!

    Como está escrito no site “The Dude is free of charge!”, é de graça. Só usar.

    E o foco deste tipo de software são as empresas mesmo.

  39. cico disse:

    e aí cara, blz? estou montando um servidor mk com a versa 3.13 ja com o dude…. gostaria de saber quais sao os comandos e como faço pra acessar ele remoto??? poderia me ajudar? obrigado!

  40. Samuel disse:

    Em relacao ao mapeamento de notebooks,nao consigo capturar as interfaces .. e o protocolo snmp rodando …tudo ok ….ip mapeado ..
    tem alguma configuracao em especial ?
    ou é o fato de nao reconhecer a placa de rede do notebook ?
    obrigado pela atencao

  41. Juliana disse:

    Luciano,
    Então sobre essa questão do e-mail, fiz uma captura de dentro da minha máquina com o ethereal para verificar se está saindo a requisição do Dude para o servidor smtp que eu coloquei exclusivamente para o programa.
    Você já enfrentou alguma situação parecida? Tem alguma dica para dar?
    Obrigada!

  42. [...] a leitura constante e crescente dos posts do Tim Web, da Instalação do Squid + MRTG e do The Dude. São posts que tem uma visualização constante e com números expressivos. Vamos a [...]

  43. Hudson disse:

    Parabens pela matéria
    Gostaria se possível me ajudar , não estou conseguindo configurar as notificações em caso algum serviço ficasse inativo.
    Abraços

  44. marcos disse:

    Luciano,
    Estou com uma duvida sobre a opção para colocar o SMTP primario e SMTP secundario, ele é adaptado para receber IP, que ip é esse? da minha maquina?
    abraço

  45. Alexandre disse:

    Ola Luciano,

    Otima materia , tudo muito facil de entender. Vi que voce falou que ja utilizou o nagios e em um post seu recomendou o mesmo, eu estou a dias tentanto implementar o nagios e nao consigo, gostaria de ver se voce tem algum tutorial tipo esse que voce postou do DUDE sobre o nagios ou se pode me dar algum dica via mail, fico no aguardo!!!

  46. Duds disse:

    Luciano,

    Muito boa matéria, foi através dela que instalei para monitorar minha rede. Bom, consigo mandar emails, porém coloco para que sejá indicado qual o switch gerou o erro, mas recebo apenas o log direto do switch, sem indicação de nada, tem ideia do que pode ser? No momento estou monitorando 2 Cisco 4503 e 17 outros switchs tb cisco.

    Valeu, Duds

  47. Vi que muitos de vocês estão tendo problemas com emails, vou estar verificando uma solução e corrigirei o post. Obrigado pela colaboração de vocês!

  48. [...] Monitorando sua rede com The Dude Postado em artigo. Tags: atualização, monitoramento, the dude. [...]

  49. Denilson disse:

    Excelente máteria,
    Mas estou com problemas, ja uso oo dude a um ano, agora estou alterando os ips do meu server, bom meus microtik estão com a classe 192.168….., eu acessava da minha casa os microtik, agora q estou trocando os ips dos clientes para classe 172.10…., não consigo acessar mais ps microtik. o que fazer?
    abraço
    Denilson

  50. Speaksme disse:

    Cara, parabéns pela matéria, Dude é uma ferramenta q já utilizo algum tempo (mas no básico). vc comentou q esta fazendo um texto sobre a utilização p linux e esta meio sem tempo. me coloco a disposição caso precise de alguma ajuda.
    a diferença esta em pequenos detalhes p sua atilização. estou c a versão 3, mas ainda tem alguns bugs.
    []‘s

  51. Juliana disse:

    Luciano,

    Só para te dizer…. com relação às perguntas que fiz anteriormente.. eu já consegui resolver as questões do e-mail … a nova versão está ok.
    Simplismente baixando a nova versão consegui resolver a questão da requisição ao servidor SMTP.

    Respondendo à pergunta do Marcos:
    O endereço ip que deve ser colocado no campo é o do seu servidor de e-mail. Caso o servidor de e-mail esteja instalado na sua máquina, será o da mesma então.

    Sem mais,

    Juliana

  52. [...] este material….acho que da pra ajudar. Monitorando sua rede com "The Dude" [WISP]tik Guy __________________ No existe gente burra, e sim com conhecimentos [...]

  53. Leandro disse:

    To qurendo coloca Ip valido na Minha Internet via radio e Desbloquea o DHCP pra pode navega Fora da Rede

    Como eu faço com o The Dude ? se Alguem pude me ajuda me add no msn bau.xwy@hotmail.com

  54. [...] o espao, alguem poderia de ajudar com o DUDE? Amigo veja este Tutorial….abraos Monitorando sua rede com "The Dude" [WISP]tik Guy __________________ No existe gente burra, e sim com conhecimentos [...]

  55. Milton disse:

    Bom dia Amigos,

    Estamos utilizando a versão 3.1 até agora sem problemas, monitorando 500 hosts

  56. cesar disse:

    quero monitorar outro pc que esta ligado na mesma rede so que esta em outro comodo da casa

  57. Gilmar disse:

    Ola Luciano,

    Tenho 30 compartilhados em uma rede de internet gostaria de monitorar o uso da mesma, preciso de uma ou duas placas de rede para esse programa, consigo bloquear o uso da mesma no caso de atraso no pagamento.

    Desculpe o incomodo ñ tenho muito conhecimento de informatica e redes.

    grato desde já
    Gilmar

  58. Gilmar disse:

    Posso tambem definir a velocidade para cada maquina.

    Valeu

  59. Claudio disse:

    Luciano, tenho um servidor com o Mikrotik, em outra cidade e gostaria de monitorar o meu link da minha casa. Isso é possível? caso positivo como faço isso? E se meu link cair ou ficar lento do Dude me avisa através de um e-mail? Antigamente eu tinha um servidor com o linux fedora e ele tinha esse dispositivo, onde outro computador ficava monitorando o link e caso o mesmo apresentasse perca de capacidade excessiva ou caisse eu recebia um e-mail me avisando do problema. Será que o Dude tem essa funcionalidade?

  60. Ismael Pontes disse:

    Olá pessoal,

    como posso saber os significados das cores
    Verde
    Vermelho laranja

    etc…

  61. raffael disse:

    como faço para bloquear uma maquina qeu esteja no monitoramento do the dude para ele nao acessar internet?

    se tem como qual e a opçao?

  62. Henrique disse:

    Cara, consegui fazer tudo, menos acertar os emails.
    Configurei identico ao seu modelo, botei a notificação pro monitoramento de ping , simulei uma derrubada de conexão aqui e nada aconteceu.

    O que pode ser ?!

    Outra coisa , ele só tem os serviços que consta dentro dele, ou dá pra adicionar serviços de fora , tipo , JavaQuickStarter , essas coisas ?!

  63. Rômulo disse:

    Olá pessoal, preciso de ajuda na configuração do dude na minha rede, um server com 2008server e varios clientes.

  64. Liandro disse:

    No site do Dude tem os pacotes para instalar ele dentro dos MK’s. Imagino que além de ser possível rodar pelo Windows, dá para fazer pelo MK, é isso?
    Instalei o pacote num RB (série 400), mas não descobri como utilizar. Sugestão?

  65. Djalma disse:

    Boa noite! Cara esse post foi demais parabéns de verdade pois era o que eu estava precisando, manda mais dicas sobre monitoramento de rede ai meu amigo. valeu mesmo!!!

  66. Adriano Cajui disse:

    Parabens pelo post, muito bom, tava precisando de um programa assim. Agora me dê uma ajuda, ele faz integração com banco de dados? como poderia fazer?
    Obrigado

  67. Grato a todos! Pessoal, quem precisar de uma mão com configuração e outras questões, podem estar me mandando um email detalhando o assunto. Mas fico muito grato por cada comentário deixado aqui. :D

    • Adriano Cajui disse:

      Qual seu email Luciano, poderia me passar pra tirar umas duvidas sobre o The Dude?

    • Rafael disse:

      mestre podes me auxilar em uma configuração de uma Router Board 750 ?

      tenho uma versão 4.x, e quero voltar a 3.x que pé bem mais estavel … e depois disso configurar os controles basicos. ?

      obrigado desde já … Ass. Rafael

      • Claro que posso meu amigo!
        O procedimento é fácil. Em primeiro lugar faça um backup da RB. Eu sempre faço backup com o comando BACKUP, mas gosto de usar o comando export também, pois com ele você pode editar o arquivo, que fica em um formato legível. Para editar arquivos aliás recomendo o Notepad++ no windows, e o GEdit ou o VIM no Linux. Isso é apenas para segurança. Outra coisa que você deve fazer é um backup da licença. Pois qualquer problema dá para recuperar via console.
        Carregue os pacotes da versão legacy, atualmente enquanto escrevo é a versão 3.30, e depois vá em SYSTEM >> PACKAGES. Lá é só escolher downgrade.
        A RB vai rebootar e já estará na versão anterior.

        Quando precisar de qualquer coisa relacionada, pode mandar email, comentário e etc. Estamos aí para isso. O meu email salvo engano está em “Ficha Corrida”.
        Um grande abraço, um ótimo fim de semana!

  68. Pessoal, para quem quiser alguma dica específica, meu email se encontra na página “Ficha Corrida”. Estou para liberar uma atualização do post.

  69. Excelente tutorial, gostaria de saber se quando houver uma nova conexão de um equipamento na rede, tem como o sistema identificar que é novo acesso e deixar ele com uma cor diferente, ou seja, destaca-lo para futuras ações.

  70. Domingos disse:

    estou começando a mexer no “the Dude” e queria mais informações pq estou presisando de ajuda pra começar um monitoramento na minha rede aqui mais ta dificil pq nao consigo nem começar!!

    aguardo resposta!!!

    • Milton Santos disse:

      Domingos,
      O Dude é bem intuitivo para quem tem um pouco de conhecimento de redes.
      Se não tiver aconselho a instalar o Dude em uma máquina com Windows, que apesar dos entusiastas
      do Pinguim, é mais fácil.
      Após instalar logue como admin e depois no network maps adicione a rede que vc quer monitorar..
      Essa é a parte mais legal!!
      O dude vai rastrear sua rede e mostrar na tela todos os equipamento da rede que responderem ao ping.
      Isso é o basico.
      Depois você vai se familiarizando com a ferramenta e ajustando de acordo com suas necessidades.

      Espero ter ajudado.

      Atenciosamente,
      Milton Santos

  71. [...] organizar muito coisa, mais eu estou lendo sobre o assumo e acho que esse site irá te ajudar. t+ Monitorando sua rede com "The Dude" NÃO ESQUECA DE AGRADECER O COLEGA QUE SE PRONTIFICOU A TE AJUDAR! Pois funcionando ou não o [...]

  72. samiwinho disse:

    Eu penso que ao usarmos o samba, e ao fazermos o pinga amor para o XP, poderá eventualmente haver conectividade entre eles. Partindo do suposto que você já tenha instalado o likewise V50419, notará que a entrada do POP não conectará com o HTTP. Portanto passe por cima do roteador, fazendo reconecte e então terá o server a funcionar direitinho cara.

  73. tiana disse:

    estou precisando entrar num servidor via winbox atravês de outro cpu que não está na mesma rede, como posso fazer isso,

  74. Juliano disse:

    Muito bom esse tutorial amigo, eu tenho ele aqui em uso, mas gostaria de tirar uma dúvida com você, quando tem alguém conectado a minha rede wireless, ele monitora me mostrando o gráfico pelo que entendi. Como faço pra que isso aconteça? tenho que configurar o IP do meu router e do meu modem? se puder me ajudar agradeço. Grande abraço e shown de bola…

  75. Conectiva disse:

    ótimo post amigo, excelente manual. Parabéns!!

  76. rilvandro disse:

    cara gostei,esse the dude e d+ valeu mesmo vc fez ques cursos mais vc fez me retorne

  77. [...] de agradecer a participação de cada um de você. Os dois posts principais são: TIM Web Móvel e Monitorando sua rede com The Dude. Nestes 2 anos e meio no qual o endereço está ativo, já foram publicados 102 artigos e eu tive [...]

  78. Gostaria de saber comoi faço para fazer o the dud voltar a mostrar o ping novamente como faço isso por favor

  79. Marcelo disse:

    Obrigado pela bela matéria, excelente ajuda aqui na empresa.

  80. MarceloGiovanin disse:

    Camarada tentei fazer o esquema de receber a Notificação por email e não consegui, ja recebo no Gmail o backUp e o Log tranquilo mas quando tento fazer o teste no Dude no log da RB1000 aparece a msg:
    Error sending e-mail: invalid FROM address
    Podes me Ajudar? (RB1000 v4.16 – Dude – 3.6)

  81. Amigos, estou de férias e volto em janeiro. A todos um feliz ano novo!

  82. Sebastian disse:

    cara espero que você resolva meu problema,é minha primeira vez por aqui,sei que não tem nada haver com o assunto,mas gostaria que me ajuda-se mesmo,tenho internet bia radio,e tem uma pessoa invadindo meu micro,ja formatei a maquina 4 vezes e ainda a pessoa tem acesso,procurei em outros lugares explicando que pode ser virus,mas não é ando recebendo e-mail dessa pessoa falando qe ve tudo,gostaria que me ajuda-se a dar um jeito de bloquia-lo acha-lo ou sei la,mas para que isso pare de uma vez,adorei ai o programa super 10,bom espero resposta fui,me e-mail é sebastian1359@hotmail.com

  83. Sebastian disse:

    descupe o erro e internet via radio

  84. Alysson disse:

    olá, achei muito bom , essa ferramenta, ela também é Free como o Nagios?

    obrigado, Deus abençõe!

  85. Allan disse:

    Excelente post Luciano, concerteza estar ajudando muita gente. Quanto a notificação via sms, estar funcionando ? Ouvir falar que tem gente usando porém só pela operadora claro, procede ? Se sim quais as config. necessárias ? Obrigado

    • Até o ano passado a Claro disponibilizava um serviço de email torpedo. Você mandava um email texto para um endereço do tipo SEUNUMEROCLARO@clarotorpedo.com.br e ele chegava como SMS. Mas creio que como eles desejam que nós usemos os planso de dados cortaram. Tem alguns provedores de conexão SMS para aviso, mas sinceramente nunca usei. Não saberia dizer se funcionam bem, e até hoje pelo menos, não saberia configurar. Teria que ver como é o sistema

  86. jose hilgo disse:

    amigo eu gostei de sua introdução em relação ao dude, mais eu naum consegui ultilizar esse aplicativo, vc pode me ajudar?
    desde ja agradeço!!

  87. Bruno disse:

    Gostaria de saber se o Dude gera relatorio de consumo, eu comecei a mecher nele a algum tempo mas nunca consegui achar essa função, não só essa na verdade mas essa é a que mais me aflinge, desde ja agradeço.

  88. [...] para controlar o VLC P.S.: Umas das melhores funções é poder acessar bem a versão web do Dude, e ver se está tudo OK na [...]

  89. Ederson de Souza disse:

    Dae Luciano e demais convidados. O post ficou ótimo…muito bom e didático.

    Já coloquei o negócio pra “fumegá” e tá funcionando muito bem. Conectamos mikrotiks, servidores e switches…
    Tenho algumas dúvidas:

    1- Nos links entre mikrotiks, não conseguimos fazer com que a label da conexão nos mostrasse o canal(frequencia) e o nível de sinal. Entre um PtP com rockets (habilitando snmp) essa informação mostrada.

    2 – Mapa de fundo: Vi em alguns posts que é possível colocar um mapa de fundo…tipo google maps. É estático ? é dinâmico ? como se aplica ? É possível colocar as coordenadas geográficas nos dispositivos e eles já se localizarem na localização exata ?

    3 – A notificação de e-mail ainda é um mistério. Instalamos o IIS mais não funcionou. NA tela de notificação você colocou um IP:(192.168.20.254). Que IP é esse ? Estou clicando no botão para testar notificação e no rodapé da tela de notificação recebo a seguinte mensagem: endereço TO inválido.

    4 – É possível utilizar o Dude pelo browser ? para publicar ele na Web ?

    Agradeço pelo post, e também se puder nos ajudar

    • Olá Ederson!

      Que bom que gostou do post! Quando o escrevi não pensei que repercutiria tanto e nem que seria de forma tão perene. Fico verdadeiramente feliz com isso. Sobre as suas dúvidas especificamente:

      1. Ele mostra essa informação quando se usa mikrotik com cartões wifi. Nunca vi funcionar e particularmente estou sem tempo para fuçar no SNMP dos equipamentos Ubiquity para ver se teria como fazê-lo. Mas com cartões wifi é “tiro certo”.

      2. Em um dos mus POPs uso um mapa. Fiz alguns prints do Google Maps, juntei tudo e coloquei de funo. Mas um alerta! Se a imagem ficar grande e pesada, irá demorar mais para abrir o Dude. E só consegui fazer funcionar de forma estática. Mas sei que a Ubiquity tem um lance que funcionar com coordenadas, o AirControl.

      3. Eu utilizou um servidor interno que tá limitado para isso, em uma máquina virtual. Liberei só o IP do meu monitoramente para não ter problemas de segurança. O IP que eu havia mostrado, é apenas didático, tem que ser adaptado conforme a necessidade.

      4. É possível sim! Se você for em “SETTINGS” >> “SERVER” lá tem como habilitar o “Web Server”.

      • Ederson de Souza disse:

        1 – é no mikrotik que não está funcionando a questão do nível de sinal.

        muito obrigado pela velocidade da resposta….cara é ninja ! hehehe

  90. emanoel disse:

    cara vc bom
    nao consigo colocar esse sistema na minha rede como consigo informaçoes poço a passo

  91. Cristovao disse:

    Boa Noite amigo , não consegui fazer com que o Dude funcione no win 7 , tem alguma configuração que possa fazer pra que ele rode ? obrigado

  92. LAZIE REIZNAUTT disse:

    minha rede é na faixa 2.0/24
    meus radios nafaixa 100.0/24
    nao achei como configurar
    se puderes me dar uma mao agradeço!!!!!!!!!!!!!

  93. Uyara disse:

    Quero usa-ló para mostrar vulnerabilidades em uma rede. Estou sem ideias…

  94. Fernando Lima disse:

    Por que o The Dude não responde ping no Windows 7, exportei a configuração e importei, no XP funciona e no 7 não!

    Tem alguma idéia do que pode ser?

    • Lair disse:

      vai lá nas opçoes de usuario do windows 7 e entra na opção “alterar configurações de controle de conta de usuario” e seleciona lá nunca notificar… reinicia o pc que vai de boa!!!

  95. Lair disse:

    Amigo.. pode me ajudar um pouco.. troquei a porta padrão do winbox nas rbs por motivo de segurança.. agora o dude nao monitora mais os links e nao acessa o winbox se eu clicar no dispositivo em ferramentas – winbox
    onde altero as portas de acesso no the dude????

  96. Jose Itamario disse:

    Se possível envie seu telefone de contato preciso saber mais sobre a tele supervisão proporcionada pelo DUDO, tenho problemas com falta de energia nas repetidoras, e qual a melhor solução supervparvisioná-las?

    • Existem alguns equipamentos como os da Tiger Wan que oferecem soluções de energia com monitoramento remoto. Mas uma solução que alguns amigos do interior de São Paulo utilizam é ligar um AP velho, direto na energia da torre e colocar um IP para poder monitorar. Quando ele aparecer down é sinal que seu POP está sem energia e funcionando por bateria.
      Outra maneira bacana de otimizar um pouco o processo é utilizar um watchdog, como os que a Cianet vende. Nós utilizamos aqui, mas confesso que dá um pouco mais de trabalho na hora de realizar as atualizações dos equipamentos monitorados, já que tem que entrar, desabilitar para não reiniciar o equipamento durante a atualização, e depois reativar o watchdog.

  97. Jean de Souza disse:

    Preciso de ajuda no Dude eu Add devic tudo certinho pra monitora o ping, ae ele fica offline no Dude, mas no MIkrotik ele responde normal ao pingue e continua conectado, teria alguma forma de não acontecer isto? Obrigado

  98. Igor disse:

    Estou com um problema em meu DUDE, possuo varios pontos que no momento alguns estao respondendo e outros não. Via winbox ou ate mesmo pingando do computador todos estao respondendo, porem no Dude alguns estão fora, os IPs estao corretos ja repassei as configuraçoes varias vezes e estao corretas, se puder me ajudar . Desde ja Obrigado.

    • Está rodando no Windows ou no RouterOS. Quando no Windows, vejo que com o tempo aprenseta alguns problemas e como tudo no Windows, basta reiniciar que arruma. Já rodando no RouterOS notei que ciclicamente apresenta algum problema no processamento do SNMP, e também é necessário reiniciar o equipamento. Eu até tirei o monitoramento do meu roteador e coloquei em um host secundário. Outra coisa que faço é deixar monitorando mais de um serviço… o ping e mais alguma coisa, pois algumas vezes ele não responde o ping mas consegue ler alguma outra info do host.

      Uma pergunta: conseguiu dar ping ou um traceropute do dude para os hosts que estão falhando? Se tentou o traceroute, pode ver onde está parando.

  99. Marcelo Bueno disse:

    Olá Luciano.
    Uma praga que sempre temos em nossa rede é o tal ultrasurf.
    Esse programa burla qualquer controle que tentamos fazer. Como ele usa uma outra layer, só consegui até agora bloquea-lo atraves da versão. Com isso se o engraçadinho do usuário baixar outra versão conseguirá usar até o momento em que eu conseguir localizar o uso e bloquear. Por acaso no Dude ou no mikrotik teriamos como rastrear melhor e bloquear tal praga de programa ultrasurf.
    Desde já lhe parabenizo pelas suas postagens que sempre nos ajuda muito.
    Abraço

    Marcelo Bueno

  100. David Mello disse:

    Excelente Material , Parabéns !

  101. Priscila Vaiano disse:

    Luciano, muito bom seu artigo. Porém tenho uma dúvida nos logs da ferramente, ontem as 22 horas caiu um device nosso, porém aparece como log as 18 horas, já verifiquei que o relogio do servidor está correto. Você sabe me informar por que isso ?

  102. diego disse:

    Olá Luciano,

    Parabéns pelo post,

    Gostaria de saber se esse programa faz o monitoramento de link de propaganda tipo:
    Tem como eu colocar um link para meu site em um artigo e em um pdf por exemplo e saber qual dos dois estão sendo mais clicados?

    desde ja agradeço

    Diego

  103. Juliana disse:

    Luciano! Muito bom seu post!
    Você saberia me dizer se consigo inserir com algum script php informações sobre novos ips dos gateways que já tenho no Dude?
    Tenho a necessidade de monitorar hosts com ip dinâmico e por este motivo a pergunta.
    Consigo puxar os ips quando são trocados através de um esquema no php e queria integrar isto com as informações do Dude para que eu não modifique manualmente.
    Obrigada!

  104. JF disse:

    Luciano,
    Primeiramente , parabéns pelo artigo , muito eficiente no monitoramento do nosso dia-a-dia,
    Fiz a instalação e configuração esta funcionando ok, ate configurei o serviço para enviar SMS caso caia algum dispositivo .
    O meu problema é que não estou conseguindo ver a variação do RX e do TX nos links criados manualmente, nao uso switchs gerenciaveis ,pois entao coloquei um radinho “gi-link” ligado ao switch para poder monitora-lo.
    Poderia me ajudar ? Obrigado Abraço

  105. It’s amazing for me to have a site, which is helpful for my experience. thanks admin

  106. scriptik disse:

    Hi, guys!. I’m looking website
    for geeks or somthing similar. Waiting for a links. Thanks

  107. Wellington disse:

    amigo os meus equipamentos ficam todos laranja… o que pode ser?

  108. Tratatuew disse:

    Молодая семейная пара, ожидая прибавления семейства, пришла на консультацию к врачу. Муж: -Доктор, а как на счет секса, при беременности? Врач: -Во время первой трети срока – никаких проблем, во второй трети – только в собачьей позе, а в третьей – в волчьей. Муж: -Это как? Врач: Лежишь около норы и воеш

  109. djean disse:

    prezado luciano instalei o dud , instalei os pacotes dentro do mikrotik… e qdo seto o ip no dude da erro diz q falha do login ou senha… tenho rodando alem do mk load balance em uma rb, sera por isto o erro ? tenho q instalar tb o pacote na rb ou nao é neccessário.. me da uma luz????

  110. djean disse:

    obs uso plataforma windows… minha arvore é rb como load balance… o proprio mk mandando para os clientes….. e um pc normal com win7 com o dud instalado.. dando erro… o qe poderia ser…..

  111. Rafael disse:

    Boa tarde, Luciano.
    Sou novo nisso, gostaria de saber se poderia me ajudar com umas dicas para configurar o dude, eu gostaria de monitorar uma rede através de ping’s, se puder me dar uma ajuda.
    Obrigado.

  112. Diego disse:

    Olá,
    Gostaria de saber como monitorar um serviço/services do Windows pelo Dude, tem como? Ex: Print Spooler quando esse serviço para alertar no Dude

  113. Figueiredo disse:

    Olá, estou começando a utilizar o dude, mas tenho ainda tenho algumas dificuldades, poderia me dar uma ajuda sobre o snmp?
    Obrigado

  114. waltencir disse:

    legal, estou fazendo um trabalho acadêmico com o the dude, gostaria de saber, como posso monitorar, um ip dentro da maquina virtual do meu pc que tem instalado o the dude.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 283 outros seguidores