Linux?

O Linux é um sistema operacional alternativo, gratuito e livre. Ele foi concebido por Linus Torvalds, em 1991, quando ele estudava Ciência da Computação na Universidade de Helsink. Nesta época ele se divertia com o Minix, mas resolveu criar um sistema mais poderoso. No dia 5 de Outubro de 1991, ele soltou um comunicado convocando programadores para aperfeiçoar o sistema que ele havia lançado.

Mas o Linux por si só não fazia muita coisa. É ai que entra o projeto GNU. Esse pessoal liderado por Richard Stalmann estava desenvolvendo desde 1983 um sistema operacial totalmente livre, chamado HURD (o qual esperamos até hoje). Acabaram juntando o kernel do Linux (Linus + Unix) com as ferramentas desenvolvidas pelo projeto GNU, como compiladores, compressores de arquivo e etc, e criaram um sistema operacional.

Mas neste começo o Linux era realmente para especialistas, e sua instalação não era fácil. Foi então que em fevereiro de 1992 a Universidade de Manchester criou o MCC Interim, para que os usuários pudessem instalá-lo de forma mais fácil. E assim começou a história das distros linux, que se diversificaram as dezenas, sendo as mais conhecidas e utilizadas hoje em dia:

Por que existem tantas distribuições?

Muitas vezes elas começaram por regionalismo (tradução das versões estrangeiras em língua nativa), ou para terem alguma caracteristica específica, como rodar do CD, ou ter um melhor suporte multimídia.

Por que usar Linux?

Hoje em dia quando se compra um destes computadores populares, ele já vem pré-instalado com uma distribuição de Linux. Para quem nunca mexeu com um computador ou tem pouca intimidade, eu recomendo não trocar. Você vai ter a maravilhosa experiência de aprender a trabalhar com o computador utilizando um programa estável, em constante evolução e completo. Para usuários que tem muita experiência com informática, também recomendo permanecer com o Linux. Eu particularmente utilizo Ubuntu, por questões práticas. Ele é leve, estável, rápido e robusto. Existem versões com os últimos lançamentos e novidade para Linux, e outras mais conservadoras, mas que possuem um suporte maior, chamadas de LTS (Long Term Support). Eu utilizo uma versão LTS para desktop, que tem 3 anos de suporte e atualizações. As versões LTS para servidor possuem suporte por 5 anos.

Para quem usa o computador como video-game, ou tem um pseudo conhecimento de informática, eu recomendo que permaneça com o seu Windows, de preferência original (pirataria é crime). Isto pelo fato que esse usuário irá sofrer bastante no Linux, seja pela ausência de títulos de jogos, seja pela dificuldade em fazer cagada como ele faz no Windows®. Quem utiliza software específico, como para edição de vídeo, desenvolvimento WEB, CAD e outras situações específicas, serei franco em falar que as soluções para Windows® são melhores.

Vantagens e desvantagens do Linux?

Vantagens

  • Rápido
  • Estável
  • Robusto
  • Desenvolvimento constante
  • Código-fonte da maioria das aplicações esta disponível para inspeção e alterações
  • Virtualmente imune a vírus e outros programas nocívos ao computador
  • Facilidade de administração
  • Arquivos de configuração que podem ser lidos e entendidos, alémda facilidade de realizar backups
  • Sistema feito para uso em rede
  • Portabilidade — pode ser instalado desde um celular até um maiframe

Desvantagens

  • Difícil curva de aprendizado para quem já está acostumado ou é fan do Windows®
  • Aplicativos amplamente utilizados em algumas profissões não tem versão para Linux, ainda. Ex.: Adobe Photoshop, Corel Draw, Adobe Premiere, Sony Vegas, Autocad, etc…
  • Poucos títulos para quem curte jogar no PC para se distrair
  • Suporte a alguns tipos de equipamentos, como scanners, impressoras, webcams é limitado. Por possuir uma base bem menor que de Windows os fabricantes também tem pouco interesse em desenvolver estes drivers.

Futuro do Linux.

O Windows® é um sistema amplamente difundido e com uma base estável. É o sistema operacional preferido dos técnicos que ganham a vida prestando serviços de informática. Aparece uma brecha de segurança por semana, centenas de vírus saem por dia, e a chance de um usuário normal danificar o windows todos os dias é enorme.

Já o Linux com sua estabilidade, e escabilidade, tende a se difundir cada vez mais. Esta se espalhando por celulares, como o Motorola A1200, PDAs como o Sharp Zaurus, e outros aparelhos. Com a adoção de grandes vendedores de computadores, como Dell e Acer, os fabricantes de acessórios podem se sentir forçados a melhorar ou começar a escrever seus drivers para dar suporte a estes computadores.

Pela suas características seu futuro será glorioso

Referência

Se você quiser maiores informações pode acessar estes link:


One Comment on “Linux?”

  1. Como faço para instalar o HUAWEI MODEL E226 HSDPA USB MODEM NO UBUNTU LINUX, da TIM ?
    Quando entrou na Internet há aviso de conexão, porém não recebo nem trasmito dados.
    Há algum drive que instlando no meu PC o funcionamento seria normal ?
    Ficaria muito grato pela atenção e orientação.

    João Alves


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s