Mikrotik?

Mikrotik (ou Mikrotikls) é uma empresa da Latvia, fundada em 1995.

Eles produzem um software chamado RouterOS, um software licenciado (pago), que transforma a plataforma x86 em um poderoso roteador. Fabricam também um equipamento para redes wireless chamado RouterBoard.

É muito utlizado por provedores de banda larga via rádio, que tem nele uma plataforma estável, leve e robusta. Ele é baseado no Linux, mas utiliza um console que impede qualquer acesso direto ao disco. Suas funções variam em dependendo da licença escolhida.

Com o RouterOS, podemos fazer roteadores, hotspots, controle de banda, firewall, proxy… uma das funções que mais me chama a atenção é realizar o hotspot independente da configuração de IP da máquina cliente. Uma excelente opção para um lugar com alta rotatividade de pessoas como um hotel.

Com o RouterOS podemor criar uma rede muito segura, com um firewall eficiente e concatenação de links. Como protocolos de roteamento, ele suporte BGP, RIP, etc…

Para a administração deste ambiente, temos disponíveis os seguintes métodos:

  • console (local e remoto) — todas as funções podem ser configuradas, mas peca na parte de monitoramento
  • winbox (remoto) — programa da plataforma windows, que permite a administração de forma remota. Muito eficiente e prático. Ambiente ideal para monitoramento e configuração.
  • web (remoto) — configuração prática e funções limitadas
  • The Dude — outro programa da plataforma Windows, que permite a criação e manutenção de mapas de rede. Mostra em tempo real a banda dos links e funciona como ferramenta de monitoramento, indicando quando hosts estão ativos ou caídos.

Já as routerboard são equipamentos de rádio, que tem a capacidade de montar links wireless com alta capacidade de tráfego, inclusive utilizando duas antenas e uma configuração especial chamada N-streme (protocolo proprietário).

Mais informações podem ser obitidas nos links abaixo.

Atualização!

27/07/2009 – Nova versão do mikrotik dará suporte a linguagem LUA como linguagem de script, facilitando assim a criação de scripts complexos. Além disso a Versão atual (3.XX) possue uma API que pode ser utilizada para integração com sistemas de controle e adminstração.

Anúncios

21 Comentários on “Mikrotik?”

  1. TONNY disse:

    MUITO LEGAL MESMO GOSTARIA DE RECEBER MAIS INFORMAÇÕES SE FOR POSSIVEL.

  2. luiz henrique disse:

    achei muito legal a sua matéria espero que vc continue, por que vc sabe escrever de uma forma que atrai o leitor.

    abraços

  3. Artur disse:

    Falou Luciano! Objetivo, claro, e muito rico em informações!
    São textos assim que contribuem para nossa aprendizagem contínua! Escreve mais, cara! Fala pra nós sobre as diferenças entre RB133 e RB333, alcance, número de cliientes que podemos alcançar, etc. Parabéns! E obrigado por socializar seu conhecimento.

  4. luciano disse:

    Olá pessoal! Não pensem que o blog está desativado, apenas o tempo que está curto demais. Gostaria de agradecer os comentários.

    Se alguém precisar de mais ajuda, meu nick no msn é luc_sds [at] msn.com.

  5. […] Se você não tem idéia do que se trata o mikrotik, de uma olhada acima que uma página deste blog explica um pouquinho sobre este poderoso sistema operacional. Outra opção é clicar aqui. […]

  6. thais disse:

    Ola LucianO…Nossa vc naum sabe como me ajudou com essas informaçoes!
    Estou fazendo um trabalho de faculdade dobre o Mikrotik e qria q vc me mandava mais algumas informaçoes sobre ele pra mim!
    IRIA ME AJUDAR MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    Por favor se puder me mande !

    Desde ja agradeço!!!

  7. Lauro disse:

    Thais,
    No link do forum underlinux, achará farto material sobre o Mikrotik.

  8. taylow disse:

    e muitoooooooooooooo bommmmmmmmmmmmm
    so o fileeeeeeeeeeeerrrrrrrrrrrr!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. administrador disse:

    Consegui juntar um vasto material sobre o Mikrotik User Meeting 2009 realizado no Rio de Janeiro, isso é quase como se assistisse hoje a todo o evento. As poucas apresentações que faltam são bem mais complicadas de conseguir, então vai aqui um resumo:

    14 arquivos de palestras (pps, pdf, etc).
    18 fotos.
    18 vídeos no Tiktube
    13 links para palestras do MUM Argentina
    +766 visualizações

    Acesse: http://www.bdibbs.com.br/mikrotik/mum-2009-rio

    Espero que seja útil a todos que não puderam estar presentes ao evento.

    Se algum novo material for obtido, a página será atualizada e posto um comentário, aqui mesmo, para avisar.

    Lauro Faria
    http://www.bdibbs.com.br

  10. janaina disse:

    é muito bom o seu site, mas gostaria de saber se alguém pode me ajudar com algumas informações para configurar o mickrotic 3.30, o meu servidor está acontecendo alguns problemas, ele não está conseguindo realizar download por completo, e também está bloqueando algumas paginas ex you tube.

    agradeço…..

    por favor me ajudem janaina-2@hotmail.com

    • Olá Janaína!

      Bem, teria que ter mais informações para poder te ajudar. Pode ser muita coisa, portanto dessa forma fica complicado. Mas para dar uma dica, verifica o firewall, se não tem nenhum bloqueio, e se os DNS que vc usa estão OK. Se tiver dúvida quanto ao DNS, seta o do OPENDNS (208.67.222.222) e o do Google (8.8.8.8) ou da Uol (200.221.11.100).

      Estes são bem confiáveis!

      Qualquer coisa passa um email.

    • Olá Janaína!

      Gostaria de pedir desculpa pela grosseria, pois alguém deixou um xingamento. Este é um espaço de aprendizado e debate. Não de “trollagem” e baixaria!

      Seja sempre bem vinda!

  11. Juan Eduadro disse:

    Bom dia! esse e meu primeiro acesso ao forum, gostaria de saber onde eu adquiro o softwere do mikrotik, original, já pesquisei no site do próprio e ñ encontro, se alguem souber postem ai por favor, estou louco para comprar!!!!

  12. Marcus Campbell disse:

    Parabéns pelo blog informativo, coisa de gente séria e profissional. A rede precisa de mais pessoas como vc.

  13. Sérgio Martins disse:

    Boa tarde Luciano, sou iniciante, porém estou muito interessado em aprender a configurar o Mikrotik, uma vez que verifico que seu blog trata de assuntos sérios e é voltado para pessoas que tem total interesse de aprender a lidar com este tipo de tecnologia. Possuo uma pequena rede Wifi, porém hoje com um modem ADSL 10Mbps, um AP ( Gateway ) e mais dois AP’s em modo cliente, adquiria pouco tempo um Routerboard 750 Com Licença Mikrotik Level 4 onde gostaria de está efetuando as configurações básicas para que o mesmo funcione como um controlador da minha rede, como por exemplo: Controle de acesso, limite de banda e etc…com o modem roteado ou não..
    Vc poderia me indicar como poderia está fazendo esta configuração?
    Desde já agradeço por sua atenção!

  14. Olá Sérgio!

    Vi teu comentário, e um lugar onde você pode achar uma apostila básica é no site do mkauth. Na seção arquivos de uma apostila de configuração básica e outra voltada especificamente para provedores.

    Uma opção boa, e que eu uso em um dos POPs é o próprio mk-auth que tem custo fixo de R$ 50,00 e facilita muito o gerenciamento e manutenção de clientes (ips, banda) e cobranças (financeiro)

  15. Vinicius disse:

    Caros,

    Com um mikrotik é possível criar um roteador/firewall/gateway de internet com IDS, IPS, Controle de navegação ?
    Parabéns pelos posts

  16. Neide disse:

    Gostaria de saber mais sobre o funcionamento do Mikrotik …


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s