Ubiquiti e IPv6

Esta última semana, apesar da alta carga de trabalho, tirei um tempo para analisar uns problemas que alguns amigos tem passado com o facebook.

O pessoal que roda o provedor wireless, com soluções mista Mikrotik/RouterOS e Ubiquiti/AirOS já podem ter passado por algo do tipo um site parar de funcionar do nada. Depois de algum tempo volta a funcionar. Fiquei analisando algumas coisas e cheguei num resultado bem interessante ao funcionamento dos equipamentos.

Para começar, com relação ao Mikrotik e IPv6, sem problemas! Tudo roda bem, e o suporte é bem completo. Inclusive para quem quiser testar, e a operadora ainda não permitir tráfego IPv6, que é normal ainda, pode estar levantando um túnel com algum provedor de tunnelbroker. Se você quiser apenas levantar um túnel simples, recomendo a SixXS. Basta fazer um cadastro e é bem fácil de levantar o túnel. Eles ainda te alocam um bloco de IP /64 de modo que você pode configurar uma rede interna. Além disso eles tem um espelho na CTBC/Algar, o que ajuda e muito a performance, mantendo tudo com uma latência baixa. No meu caso ela fica em torno de 40 ms. Se você tem um BGP e mesmo sem querer muito tráfego, quiser disponibilizar o seu bloco de IPs na rede e de repente um servidor, ou uma versão do seu site, uma boa opção é a Hurricane Eletric. Você pode manter uma sessão aberta e permitir que o seu bloco de IPv6 seja encontrado na rede. Uma outra hora falo mais sobre túneis IPv6 e sobre a proteção da rede com Ipv6.

Mas agora voltemos ao assunto AirOS V e IPv6. Ao testar a conectividade para os sites facebook.com e google.com, notei que o equipamento não tinha resposta. Ao ir no console, obtive a resposta abaixo:

ping_error

Problema ao dar ping para sites que funcionam em dual stack. (clique para aumentar)

Pois essa resposta me intrigou!? Como pode mesmo não tendo o IPv6 implementado, essa rede estar dando preferência ao IPv6? Mas é o que acontece. Pode notar que ao forçar a resposta no IPv4, funciona normalmente.

Voltei algumas versões e notei que o AirOS 5.3.5 não tem o problema, visto que o suporte do IPv6 vem a partir da 5.5. Veja os mesmos testes, no mesmo equipamento, mas com o downgrade do equipamento:

AirOS v5.3.5

Com o downgrade a resposta é normal (clique para ampliar)

E no mikrotik? Mesmo com a versão mais nova, ele tem como padrão a conectividade via IPv4. Este teste abaixo é de um equipamento com suporte IPv6, que inclusive está me permitindo utilizar a rede via IPv6, e tudo funciona muito bem, como tem que ser.

mikrotik

mikrotik (clique para ampliar)

O jeito é esperar o pessoal da Ubiquiti checar se é algum problema de implementação. Até lá, se você pode dispensar alguns recursos da versão 5.5.2, como VLAN Management e Multicast, dá para utilizar a versão 5.3.5. Como bônus, ainda vai ter mais canais liberados, pois até essa versão, os canais da faixa de 5.8 destinados a uso interno, e parte dos de uso de link móvel estavam disponibilizados (abaixo de 5500 Mhz). A partir da 5.5, esse grupo de canais já não faz parte do domínio regulatório, ficando esse na faixa compreendida entre 5500 Mhz e 5805 Mhz.

Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s