MUM 2011

MUM 2011 - BrasilOlá pessoal!

Hoje vou falar sobre minhas impressões sobre o MUM de 2011. Em primeiro lugar, é o primeiro do qual consigo participar. E foi muito bom estar lá com pessoas de alto nível técnico, grande conhecimento, e de uma generosidade fantástica.

Eu particularmente gostei das palestras sobre roteamento. O Wadner Maia, o Guilherme Ramires, e do Rinaldo Vaz foram muito boas. Mas houveram outras palaetras, sobre diversos assuntos como micro setorização, trabalho com antenas e a busca por enlaces estáveis, e também de cidades digitais, que foram muito competentes e explicativas.

Em primeiro lugar, a palestra do Maia, sobre “Segurança em roteamento – Ameaças, Contramedidas e melhores práticas para roteamento externo e interno”. Ele abordou os pontos positivos e negativos de tecnologias OSPF e BGP e o que fazer para minimizar os problemas de segurança que estes protocolos possuem. A segunda muito boa, pelo Guilherme Ramires, que inclusive foi meu instrutor nas minhas certificações, abordou o VRRP. Protocolo essencial para ambientes de alta disponibilidade. E o Rinaldo Vaz falou sobre ambientes avançados do BGP, envolvendo filtros e BGP-VPN para obter alta disponibilidade.

No momento em que escrevo este artigo somente duas palestras estavam disponíveis, e nenhum vídeo no tiktube ainda. Mas logo o pessoal deve atualizar lá.

De ruim só o pessoal da Rápido Infoshop que bagunçou com a palestra do David Marcony “Planos de 1MB a 100MB. Como é possível?”, mandando 5 garotas que estavam participando da exposição deles na sala anexa. A medida que entraram 5 mulheres lindas e em trajes diminutos, naquele salão que deveria ter umas 400 pessoas, a palestra acabou, rs. É uma pena, pois o assunto além de importante estava sendo explanado não só no viés técnico, mas também no modelo de negócios.

Mais informações no wiki sobre mum, e no tiktube.


2 Comentários on “MUM 2011”

  1. sffffd disse:

    Devia ter mandado é ums macho de cueca né viadão …rsrsrrsrs


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s