Em pouco tempo teremos Linux ainda mais rápidos

233

Essa é a quantidade de linhas do patch do desenvolvedor de kernel Mike Galbraith, feito para o “agendador” do kernel. Aparentemente a latência é diminuida em 10 vezes.

Nós usuários (me sinto um drogado me referindo assim) de Linux já sabemos o quanto ele pode ser rápido, bem acabado e estável. E é por isso que 90% dos supercomputadores usam Linux.

O resultado deste patch é que ele habilita o sistema a automaticamente criar tarefas de grupos por TTY. Vocês podem comprovar a diferença através de testes realizados pelo pessoal do Phoronix.

Aliando isso a mudança apontada pelo pessoal do Ubuntu e do Fedora do X para o Wayland  para ganhar performance gráfica, teremos um 2011 interessante.

Por fim o trecho da mensagem de Linus Torvalds na lista dos desenvolvedores:

Eu também estou muito feliz com o que ele faz para o desempenho interativo. É certo que o meu “TestCase” é realmente trivial (leitura de e-mail em um web browser, rolando a tela um pouco, ao fazer um “make-J64” no kernel, ao mesmo tempo), mas é um caso-teste que é muito relevante para mim. E é uma gigantesca melhoria.

É uma melhora para coisas como a rolagem suave ao redor, mas o que eu achei mais interessante foi como ele parece ser realmente muito mais rápido para carregar páginas web . Talvez não devesse ter sido surpreendente, mas eu sempre relacionei com o desempenho da rede. Mas é claro o suficiente que uma carga da CPU quando o carregamento de uma nova página da web que se você tem uma carga média de 50 +, ao mesmo tempo, você estará faminto por processo de carga de CPU, e provavelmente não vai ter todas as requisições http respondidas com rapidez suficiente.

Então eu acho que este é um daqueles firmemente “real melhoria” patches. Bom trabalho. A programação de grupos vai de “útil para algumas cargas específicas do servidor” para “que é uma característica do assassino”.

P.S.: Desculpe pela pobre tradução mas a mensagem dele está um pouco confusa mesmo.

Fonte: The Linux desktop may soon be a lot faster – Computerworld Blogs.



Deixe uma resposta

