Microsoft na corrida pela dominação mundial, agora no campo do SoC

A Microsoft é realmente uma empresa a ser de certa forma adminrada. Pois quando você pensa que eles estão inchados e lentos como um boxeador peso-pesado, eles se mostram agéis como um peso pena. Hoje saiu na Ars Technica que ele revelaram os planos do SoC (system-on-a-chip) que rodará no novo XBox 360 Slim de 250 GB. Produzido pela IBM/GlobalFoundries no processo de 45 nm, será o primeiro chip produzido em escala que combinará CPU, GPU controlador de memória e  I/O.

Xbox 360 elite icon
Image via Wikipedia

A principal motivação é a redução do consumo de energia e de espaço. Com um processador completo e que possue a mesma quantidade de transistores de um PentiumD, eles obtiveram um sistema que consome muito menos energia (metade do sistema de 2005) e que por ser completo facilita o desenvolvimento de sistema de resfriamento, com um chip que ocupa 60 % de área em relação aos componentes anteriores.

O detalhe mais interessante é que não foi possível obter o ganho total de performance possível pois isto traria problemas de desenvolvimento em relação aos outros sistemas. Portanto eles tiveram que implementar quase que um sistema de FSB virtual para adicionar latência entre a CPU e a GPU.

Logo estaremos vendo mais chips assim, até que outro PhD resolva que o melhor é separá-los novamente!

via ars technica | Microsoft beats Intel, AMD to market with CPU/GPU combo chip.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s