[Lifehacker] Primeiras considerações sobre o Ubuntu 9.10 Karmic Koala Beta | Gizmodo Brasil

O release beta do Karmic Koala, a próxima versão do Ubuntu Linux, chegou semana passada na Internet. Quer saber o que tem de novo dentro do sistema operacional open-source? Nós fizemos um tour e trouxemos de volta estes screenshots.

Em geral, o Ubuntu 9.10, ou Karmic Koala, não tem lá um monte de recursos novinhos em relação ao que vimos no 9.04. Isso porque boa parte do foco foi dado às áreas mais elementares, como gerenciamento de boot, segurança de aplicativos e outros detalhes mais profundos.

Dito isto, tem algumas coisas novas que valem a pena dar uma olhada. Veja as imagens abaixo e a descrição de cada recurso.

Boot mais rápido e tranquilo
Como observado anteriormente, o Ubuntu 9.10 usa GRUB 2 e o seu carregado gráfico de boot se você estiver usando mais de um SO, carrega mais rápido que o 9.04 (a partir de uma observação casual) e não passa aquela sensação estranha de “ai, deu pau” jogando um monte de baboseira de kernel na suatela durante a inicialização.

Novo look
Eles não haviam aparecido em nenhum dos releases alpha, mas novos ícones, temas, papéis de parede e controles estão presentes no 9.10 beta. A equipe de arte prometeu ainda mais refinamentos, já que foi um lançamento meio apressado para cumprir com o prazo, mas usuários de longa data do Ubuntu ficarão contentes em ver uma mudança, qualquer que seja a mudança, no look do seu Linux, e geralmente para melhor.

Instalação refinada
O editor de partição do Ubuntu explica melhor o que está acontecendo quando você está selecionando um local para ele. A caixa de diálogo da instalação oferece seleções mais inteligentes de login automático, proteção de senha ou até mesmo proteção criptografada da pasta raiz. Enquanto de fato vai copiando arquivos, o instalador do Ubuntu mostra alguns dos recursos do SO – espectros da instalação tão familiar do Windows XP.

Novo cliente de comunicador instantâneo
Seja lá qual for o motivo, tanto o desktop default GNOME quanto o Ubuntu decidiram trocar do Pidginpara o Empathy como cliente padrão de comunicador instantâneo. Infelicidade para aqueles que acabaram se acostumando tanto com o Pidgin, mas o Empathy parece ser uma simulação bastante notável do look e do layout, mesmo que sem as muitas e muitas preferências e opções de menu.

Ubuntu Software Center
Nós pedimos por ele, ele já estava sendo trabalhado e agora finalmente chegou. A impressão que passa é, digamos, que se trata da Minha Primeira Loja de Software, mas é definitivamente uma ferramenta de instalação mais simples e otimizada do que o Synaptic ou a ferramenta “Acrescentar/Remover Software”. Cada aplicativo recebe um screenshot e uma descrição em texto, junto com um link para o seu site oficial na Internet. Você pode deixar na fila de espera múltiplos aplicativos para instalação e a seleção ou adição de novas fontes de software ainda permite que você navegue enquanto os repositórios estão sendo atualizados.

Ubuntu One
Nós ainda achamos que ainda se parece com um Dropbox menos repleto de recursos, mas tê-lo instalado nativamente e integrado ao seu sistema de arquivo pode fazer com que usuários regulares do Ubuntu se familiarizem e gostem dos 2GB de espaço livre dados a todos os usuários de Ubuntu.

Disk Utility
Bem, isso….isso sim é bacana. Uma leitura completa de todos os discos do seu sistema, incuindo USB e CD/DVD, com medidores de saúde e temperatura e ferramentas simples para alterar partições ou formato, caso você assim o queira. Você pode ainda querer fazer o levantamento pesado no aplicativo GParted, mas esta é uma boa ferramenta de se ter à disposição.

Exibição do disco no Nautilus
Falando em drives, a maneira como estão dispostos no navegador é um bocado mais conveniente para aqueles trabalhando com múltiplas partições ou um monte de drives. O tamanho é relacionado primeiro, depois a seção que você está acessando. Um tweak pequeno, porém verdadeiramente útil.

Não tem certeza se tudo está com o driver correto e rodando direitinho no seu sistema? Uma ferramenta de teste de sistema no menu Sistema -> Administração faz passo-a-passo com audio, vídeo e outros testes de hardware, mandando pra você um relatório de bugs e auxílio para buscar opções quando algo não está rodando macio. Não é algo inteiramente novo para esta versão, mas sim colocado de maneira mais proeminente.

fonte: [Lifehacker] Primeiras considerações sobre o Ubuntu 9.10 Karmic Koala Beta | Gizmodo Brasil.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s