Dê uma espiadela no futuro

Light SaberA Intel ofereceu aos participantes da conferência Research @ Intel Day uma pequena prévia de como serão as tecnologias de amanhã – ou pelo menos que a empresa acredita que elas serão.
Ao todo, a empresa compartilhou com a audiência cerca de 40 conceitos e projetos futuristas que estão em desenvolvimento nos seus laboratórios e devem impactar o trabalho e a vida das pessoas nos próximos anos.

Um dos conceitos apresentados pela empresa é a computação confrontacional, um esforço da Intel Labs para facilitar a navegação dos leitores na internet e eliminar informações contraditórias.

Enquanto o usuário está lendo uma notícia online, em um blog ou um website, por exemplo, blocos de texto são automaticamente destacados se informações encontradas em outros lugares contradizerem alguma alegação feita.

Ao clicar no bloco de texto destacado, como “um copo de vinho por dia faz bem para você”, aparece um argumento demonstrando as fontes de ambos os lados da questão.

Cada alegação e prova foi gerada pelo usuário, como o que acontece com o Wikipedia, e são mantidos em um local central, em que todos podem contribuir.

Outra ideia antecipada pela Intel é a de que a transição para a computação paralela comercial resultará em uma internet rica em gráficos 3D e que dependerá muito menos de texto, possibilitando uma experiência online mais imersiva.

Neste ambiente, um site de viagens poderia oferecer um passeio virtual ao redor do hotel oferecido no pacote ou levar os usuários a um tour virtual pelos pontos turísticos da cidade de destino.

A Intel já testa o conceito em um mundo científico 3D, utilizando uma ferramenta chamada ScienceSim. Trata-se de um local na web onde cientistas podem criar simulações visuais online, como o modelo dos limites costeiros e das marés para estudar os impactos da atividade humana em uma determinada região, por exemplo.

Outros projetos apresentados durante o evento podem ser conferidos no hotsite do evento.

via revista info

Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s