Comando útil para backup no Linux

Eu tenho um péssimo problema de memória. Portanto mais que compartilhar informações com vocês este blog serve como a minha “mémória”. Eu carrego também uma memória comigo, chamada “agenda”. Se não estiver com nenhuma das duas eu fico completamente perdido, rsrs.

Algo que sempre me incomoda é realizar backups no linux em um segundo HD. Quando você quer realizar um backup em outro computador é super fácil, basta usar o Amanda ou o Rsync. Mas e para manter cópias incrementais dos arquivos, como fazemos?

Hoje descobri uma ótima maneira de fazê-lo utilizando o Rsync. Foi postada pelo Sérgio Pereira, no Google Groups.

O comando fica assim:

rsync -Cravzp /pasta-de-origem/ /pasta-de-destino/

Com isso, você terá sempre uma cópia incremental da pasta em outro lugar.

Quer saber mais sobre Rsync? Acesse aqui.

Deixe um comentário

